Zouk é um estilo musical que teve origem nas Ilhas Caribenhas de colonização Francesa, criado pelo grupo Kassav, que misturou ritmos e estilos musicais. No Brasil ele se originou da lambada, sendo que os movimentos foram adaptados ao ritmo da música, realizado mais lentamente com muitos movimentos de braços, giros e de forma mais sensual. Os movimentos de transferência do peso corporal ocorrem com movimentos de inclinação e de circundação da cabeça. O passo básico, chamado remada, se dá de maneira semelhante ao caminhar para a frente e para trás durante o qual o homem e a mulher se colocam de frente um para o outro.

A primeira vez que vimos os casais dançando zouk nos sentimos encantados e ficamos “namorando” por mais de um ano esse estilo e após iniciamos as aulas. Treinamos por algum tempo e logo teve uma oportunidade de treinarmos uma coreografia, nesse treino aprendemos muitos passos e nos apresentamos para o grupo de alunos na festa da escola, essa foi nossa primeira apresentação de zouk em 2016.

No ano seguinte, treinamos 2x por semana durante todo ano, nosso corpo já estava entendendo melhor os movimentos e nós já estávamos conseguindo ter mais leveza e novamente nos apresentamos em 2017, a coreografia foi uma mistura de Kizomba com Zouk.

E, continuamos as aulas, treinos, muito aprendizado e já conseguimos ver nossa evolução quando estamos dançando e por ventura ocorre um erro e nós conseguimos continuar sem parar de dançar, emendamos um movimento ao outro e o baile segue. Para celebrar a festa de final de ano treinamos uma nova coreografia e com novos desafios pois tem muitos passos de cabeça, movimentos corporais mais complexos, nos apresentamos em 2019.

O engraçado é que sempre treinamos uns 2 meses para dançar a coreografia mas na hora da apresentação tudo passa tão rápido que queremos sempre mais e isso é o que sempre nos inspira a  treinar, evoluir e até se apresentar como forma de diversão e superação dos nossos limites e desafios.

Referência:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Zouk